Relação entre a Fenomenologia e Jung

Relação entre a Fenomenologia e Jung

E-BOOK: NOÇÕES BÁSICAS EM PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGUIANA E PSICOSSOMÁTICA

Individuação

E-BOOK: NOÇÕES BÁSICAS EM PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGUIANA E PSICOSSOMÁTICA

Consciente e Inconsciente

E-BOOK: NOÇÕES BÁSICAS EM PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGUIANA E PSICOSSOMÁTICA

Psique

E-BOOK: NOÇÕES BÁSICAS EM PSICOLOGIA ANALÍTICA JUNGUIANA E PSICOSSOMÁTICA

Função Trancendente

Ego

O ego, ou o complexo do ego, representa o centro da consciência, ou da personalidade consciente.

O ego é um outro em nós. Ele se forma a partir das experiências pessoais da infância e vai se desenvolvendo ao longo do crescimento. O ego irá se relacionar com o self, ou o si-mesmo, ou Eu e identificar outro de mim que não deixa de ser Eu, se aproveitando desse outro quando houver identificação, incorporando-o no próprio ego. Não confundir o Ego, com o si-mesmo, com o sujeito, ou com o indivíduo.

O Ego põe a psique com fosse dele. Mas a psique é algo mais ampla e abrange o Si Mesmo / Self. Nem tudo fica na consciência. Existem conteúdos que ficam no inconsciente por falta de energia ou por ser um material desconhecido que passou pela consciência.

[…] Em pessoas normais, a instância psíquica mais importante é o complexo do Eu: é a massa de representações do eu que, em nossa opinião, vem acompanhada pela tonalidade afetiva, poderosa e sempre presente do próprio corpo. A tonalidade afetiva é um estado e afetivo acompanhado de inervações corporais. O Eu constitui a expressão psicológica de uma combinação firmemente associada entre as sensações corporais. (JUNG, 2013, OC 3, p.50).

O homem é criado com a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27). O Ego é criado com a imagem e semelhança de Self. O ser humano possui o Imago Dei (Imagem de Deus), onde ocorre o empoderamento do Ego, identificando-se com a totalidade. O Ego inflado acha que é Deus. A inflação do ego é uma inundação de conteúdo cheio de energia mais forte do que a consciência individual.

Uma consciência inflacionada é sempre egocêntrica e só tem consciência de sua própria presença. É incapaz de aprender com o passado, de compreender o que acontece no presente e de tirar suas conclusões válidas para o futuro. Ela se hipnotiza a si mesma e, portanto, não é aberta ao diálogo. Consequentemente está exposta a calamidades que até podem ser fatais. Paradoxamente, a inflação é um tornar-se inconsciente da consciência. Isto ocorre quando a consciência se atribui conteúdos do inconsciente, perdendo o poder da discriminação, condição sine qua non de toda consciência. (JUNG, 2012, OC 12, p. 506-507).

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Assine a nossa Newsletter

Dr. Alberto Erich Okada

Terapeuta | Administrador | Consultor | Coach | Mentor | Professor

Fale conosco

SBS Qd. 2, Bl. E, Sala 206, sobreloja.
Ed. Prime - Asa Sul - Brasília DF

61 99119-8630

Agende sua consulta

Todos os direitos reservados © 2021