Público alvo
Pessoas interessadas no seu bem estar, saúde, qualidade de vida, bem como interessadas em dar maior celeridade no seu desenvolvimento com foco em suas potencialidades com objetivo de: aprimorar as suas relações interpessoais; usar a criatividade para inovar; tornar-se protagonista com entrega de novas soluções; impulsionar a sua carreira; obter maior reconhecimento e amplitude na carreira e evoluir enquanto ser humano.
Objetivos
A terapia positiva tem por objetivo:
- aprimorar as suas relações interpessoais com base em suas habilidades sócio-emocionais;
- usar suas habilidades para fluir a criatividade para inovar;
- tornar-se protagonista do seu desenvolvimento com entrega de novas soluções;
- dar foco em suas estratégias a partir de um bom planejamento de carreira – life design
- impulsionar a sua carreira profissional, por meio de iniciativas de modelagem botown-up pelo redesenho do trabalho – job crafting;
- obter maior reconhecimento e amplitude de liderança nas áreas em que pode fazer maior uso de suas habilidades e potencialidades;
- evoluir enquanto ser humano;
- obter ganhos de qualidade de vida pessoal e bem estar no trabalho;
- prepara-se ou seguir em frente na jornada que envolve um processo de envelhecimento ativo.
Método terapêutico
Durante o processo terapêutico será trabalhado a pessoa na sua totalidade, a fim de identificar, observar, analisar, compreender e trabalhar:
- identificar suas virtudes, forças de caráter, suas potencialidades;
- identificar suas habilidades sócio-emocionais que costuma alocar na execução de suas tarefas e como utilizá-las para melhoria da qualidade de vida.
- treinar habilidades, forças ou potencialidades, bem como cuidar para que as deficiências não sejam um obstáculo;
- atribuir uma perspectiva positiva aos contextos associados (espiritual, intelectual, emocional, afetivo, físico, econômico, familiar, laboral (organizacional), social, cultural, histórico, ambiental, financeiro e psíquico), para que atuem em colaboração para atingir o objetivo;
- fazer melhor uso da inteligência emocional e inteligência espiritual nas suas relações interpessoais e intrapessoais.
- tornar cônscio de sua bases socio-culturais e identificar-se com valores que possam fluir ou movimentar a sua energia psíquica para construção do processo de mudança para um patamar melhor de vida.
Ao longo do processo terapêutico o cliente compreenderá que faz parte lidar com contextos e momento de vida que trazem dores e sofrimentos, podendo oscilar entre emoções de polos ora negativos, ora positivos, mas em busca de um equilíbrio salutar que permita o seu auto-conhecimento, o seu desenvolvimento enquanto ser humano e a busca contínua, em sua essência, de um sentido pleno para a vida e da felicidade.
O terapeuta irá estimular o cliente a praticar as atividades ou ações que proporcionam prazer a consciência e emoções positivas nas interações sociais. O cliente será capaz de reconhecer o valor do perdão, da gratidão, da empatia, da resiliência e apreciar a beleza do mundo, para ter uma vida ativa que proporcione momentos de vida felizes.
Bases teóricas
A terapia positiva está embasada na psicologia positiva que traz uma base sólida e consolidada no mundo todo, contendo estudos científicos e contemporâneos no desenvolvimento da psique humana aplicados no contexto pessoal, organizacional e social. Vale-se de abordagens e técnicas nas seguintes áreas de atuação: felicidade, meditação – mindfulness, estado de flow, o poder da gratidão e do perdão, a força do propósito, a inteligência emocional, a felicidade, a qualidade de vida e bem estar, as forças do caráter, o planejamento e modelagem de vida e de carreira, o aprimoramento das habilidades socio-emocionais.
A base da psicologia sempre foi de prover cuidados com a saúde mental, mas com foco na prevenção de doenças. Surge a psicologia positiva para somar, trazendo uma abordagem focada no desenvolvimento das potencialidades em uma polaridade mais positiva.